domingo, 31 de março de 2013

"Aprenda a amar-se..."


Ontem li um comentário no blogue português mais conhecido que me deixou a pensar. Na verdade, fiquei a pensar nas respostas ao mesmo. 

Então, a comentadora acusava a blogger de egoísmo por ela continuar com futilidades mesmo estando grávida;

a blogger respondia ironicamente que se ia transformar numa matrafona quando a criança nascesse, deixando de se maquilhar, arranjar o cabelo e as unhas, comprar roupa nova, etc.;

outra leitora atacava ainda a comentadora, aconselhando-a assim: "aprenda a amar-se"…

Pronto, fiquei a cismar! Não me parece que uma mulher seja uma matrafona ao não se maquilhar, arranjar o cabelo e as unhas, comprar roupa nova (a menos que seja realmente uma matrafona no seu estado natural, sem maquilhagem, unhas e cabelo arranjados, etc., aí sim!), e nunca tinha pensado em que amarmo-nos seja sinónimo de nos maquilharmos, arranjarmos o cabelo e as unhas, e comprarmos roupa nova.

Aliás, a questão do amor-próprio e da auto-estima sempre me intrigou bastante. Tive amigas bonitas e que se consideravam a elas próprias bonitas, e que chegaram a "apanhar" dos namorados, facto que me deixou, e ainda deixa, chocada, e que não me parece que alguma vez tolerasse, eu que nunca me achei bonita (e nem sou!). Para mim, amor-próprio é não fazermos mal a nós próprias, nem deixar que o façam (desde que esteja ao nosso alcance, claro).

Por outro lado ainda, nunca levei a sério esse culto a mim própria no lado estético. Tenho de experimentar um dia destes ou até durante um mês (amanhã começa um novo mês!). Pode ser muito agradável (embora me pareça demasiado trabalhoso e time-consuming!), pode ser que me ame mais, como aconselhava a outra leitora! Era bom se fosse assim tão fácil!

E vocês, queridas, o que pensam?   



10 comentários:

  1. Eu tenho a mesma opinião que tu :)
    Beijinhos e uma boa Páscoa :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Gata,
    eu concordo contigo na questão em que também não acho que uma mulher seja uma matrafona por não se maquilhar, arranjar o cabelo e as unhas e comprar roupa nova. Eu pessoalmente consigo viver sem isso, não sou muito bonita, mas também não me considero feia e muito menos uma matrafona. Simplesmente prefiro a minha beleza natural, sem artifícios :)
    E posso muito bem cuidar da minha beleza em casa, começando por tratar primeiro da minha saúde. Isso também é uma forma de nos amarmos.
    Se estivermos bem de saúde ao nível físico, psicológico e emocional, erradiamos a nossa beleza natural e não precisamos de maquilhagem ou de roupa nova para disfarçar os defeitos ;)
    Além disso, considero que a verdadeira beleza de uma pessoa está no seu interior, ou seja, no seu carácter e educação, na sua maneira de ser e de tratar os outros. Mas a beleza é um conceito muito subjectivo... e esta é apenas a minha humilde opinião.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As pessoas quando não têm argumentos válidos têm duas 'desculpas': é falta de amor-próprio e falta de sexo.

    Eu arranjo-me todos os dias, porque gosto; no entanto ao fim-de-semana, evito usar maquilhagem, saltos altos, e até troco a lentes pelos óculos, mas isso não significa que, ao fim-de-semana, eu seja matrafona e muito menos que não tenha amor-próprio!

    E, além disso, e como diz - e muito bem - a Marta Alves, a beleza é um conceito muito subjectivo! Há mulheres belas com uma simples t-shirt e calças de ganga, e depois há mulheres carregadas de marcas, que mais parecem catálogos ambulantes, com um ar absolutamente vulgar!

    ResponderEliminar
  4. depende das pessoas, há pessoas que se arranjam para cobrir uma série de problemas e outras que estão bem na sua pele, mas também há o contrário! Aquelas que desistiram, deixaram de se arranjar ou cuidar de si!

    ResponderEliminar
  5. O que eu acho é que a autora quis dizer que por tar gravida não vai deixar de se arranjar e de tratar de si como muitas mães que conheço o fazem , depois de terem os bebés não se arranjam e andam mesmo matrafonas cheia de trapos!!

    ResponderEliminar
  6. Olá querida!

    Eu vendo artigos Tupperware e envio pelos CTT se estiver interessada :) vou pedir hoje uma encomenda, se quiser peço já para si também!

    É só enviar-me um e-mail para: arco-irisnacozinha@sapo.pt

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Quanto a essa polémica da comentadora e blogger eu acho que não tem problema nenhum a mulher, estando grávida ou não, arranjar-se. E se é fútil, acho que ao ter uma criança ou não, não é que era o motivo para deixar de gostar de maquilhagem e comprar roupas novas. Não estou a dizer que isso é fútil, simplesmente estou a dizer que acho que estar grávida não tem nada a ver com o resto do que falou.
    Quanto ao assunto que tu levantaste a propósito da tal polémica, concordo contigo que não é preciso arranjar-se toda com maquilhagens e roupas bonitas para se ter amor próprio. Não que não goste de vestir roupas bonitas e ter o cabelo arranjado. Mas amor próprio vai muito mais para além disso! Até porque aquilo que somos não se resume, nem por sombras, ao nosso exterior, mas ao interior.
    Acho que devemos amar-nos, cada um com a sua maneira, e não relacionar amor próprio inteiramente com o facto de se produzir ou não.
    Desculpa lá o texto grande :p

    ResponderEliminar
  8. Concordo que quem não se maquilha ou não compra roupas novas seja uma matrafona. Mas acho que quem o faz e quem se sente bem em fazê-lo pode ter um aumento da auto-estima e isso pode ajudar a gostar dela. A verdade seja dita que muitas mulheres depois de serem mães desleixam-se e para mim isso é perder o gosto delas próprias e isso pode levar a gostarem cada vez menos de si. E não falo só em comprar roupas novas ou maquilhar-se, falo apenas em coisas tão simples como pentear-se ou usar roupas á sua medida...
    Mas este é um assunto para muita conversa ;

    ResponderEliminar
  9. Ah só mais uma coisa que gostava de acrescentar, o amor próprio sim vem de dentro, devemos nos cuidar principalmente por dentro, da nossa saúde física e psicológica. Mas depois de estarmos bem por dentro, com certeza gostaremos de o mostrar por fora... Eu acho que pode começar de dentro para fora e não ao contrário, vamos lá maquilhar-me todos os dias para gostar mais de mim...

    ResponderEliminar
  10. Arranjar o lado de fora ajuda e dá um empurrãozito sem dúvida...mas a mudança tem de vir de dentro. Sem isso nada feito :)

    ResponderEliminar